Meu cabelo precisa de reconstrução, hidratação ou nutrição?

O assunto de hoje é uma dúvida que tive a partir do momento que precisei recuperar meus cabelos. Depois de fazer luzes, percebi que meu cabelo já não se parecia nem de longe com os lindos cabelos de comercial da Pantene.

Na minha primeira descoloração meu cabelo ficou lindo, até eu lavar e descobrir que ele estava acabadinho, mesmo com pouquíssimas luzes. Daí depois de 6 meses fiz luzes novamente, e meu cabelo virou uma palha de aço literalmente. A pessoa aqui teve muita quebra nos fios e só andava com os cabelos amarrados ou com um coque para disfarçar aquele cabelo seco e sem vida.

O desespero tomou conta, mas a única coisa que eu poderia fazer é pesquisar e estudar sobre o assunto, já que não queria ser escrava do salão. O que eu poderia fazer seria mudar urgentemente meus hábitos e salvar meus cabelos danificados. A primeira coisa que tive que fazer foi identificar o que meu cabelo mais precisava naquele momento.

 

Como saber o que seu cabelo precisa com o teste de porosidade

Se você não sabe por onde começar, há um teste muito fácil que vai te ajudar. É o teste de porosidade. Esse teste é bastante simples, você vai precisar de um copo com água filtrada e um fio de cabelo após a lavagem com shampoo. Pegue o fio e deixe secar. Logo após, coloque o fio dentro do copo com água, e espere por 20-25 minutos e você vai saber identificar o que seu cabelo mais precisa.

SEU CABELO AFUNDOU: o seu cabelo está poroso, e isso acontece quando o fio está danificado principalmente por processos químicos, ou até mesmo poluição. As cutículas dos cabelos estão tão abertas que a água ou produtos hidratantes não conseguem agir em seu interior. Os tratamentos de nutrição/umectação, repõe a oleosidade e lipídios perdidos ajudando a selar as escamas e alinhar os fios.

SEU CABELO NÃO AFUNDOU OU BOIOU: seu cabelo tem porosidade normal (as cutículas são levemente abertas), o que requer cuidados em menor quantidade. Os fios com porosidade normal absorvem melhor a umidade. Sendo assim, não é necessário fazer hidratações constantes.

 SE SEU CABELO FLUTUOU: seu cabelo tem baixa porosidade. As cutículas estão tão fechadas que os produtos de tratamento não penetram no fio. Cabelos assim geralmente são secos e rígidos.

Agora que você já sabe qual é o nível de porosidade do seu cabelo, deve estar se perguntando: afinal meu cabelo precisa de reconstrução, hidratação ou nutrição?

Vamos lá.

Para os cabelos com porosidade normal e baixa, você deve investir em hidratação e umectação toda semana e uma reconstrução uma vez por mês. Mesmo que seu cabelo esteja saudável (porosidade média) é necessário fazer pelo menos uma hidratação por semana para mantê-los sempre saudável.

Já nos cabelos com porosidade baixa, é necessário investir em pelo menos duas hidratações semanais. O foco é esse, hidratar, hidratar e hidratar.

Como disse anteriormente, os cabelos com porosidade baixa não permitem a ideal penetração de umidade e tratamento. O ideal é você usar um shampoo transparente que ajuda abrir as cutículas e lavar os cabelos em água morna. Nada de água quente heim. Com as cutículas levemente abertas, você pode fazer as hidratações sem problema algum.

Já o cabelo com porosidade alta, é um cabelo quebradiço, com frizz e precisa de reconstrução para repor a queratina e massa capilar e ao mesmo tempo fortalecer os fios. Você deve usar a queratina líquida com bastante cuidado, pois o uso em excesso deixa o cabelo bastante rígido e propenso a quebras. Após a reconstrução, é ideal usar um selante para fechar as cutículas para que o tratamento permaneça por mais tempo dentro do fio.

Saber identificar o estado do seu cabelo é somente a primeira parte de todo o processo de tratamento. No próximo post vou explicar para vocês como montar uma agenda de cuidados e como ela está me ajudando nesse processo de restauração dos meus fios.

Se você ainda não se inscreveu na nossa newsletter, se inscreva e receba as novidades do blog por email.

Beijos 1000!!!! Até o próximo post.

Veja também

Siga no instagram @saltoaltoebatom
topo